domingo, 16 de abril de 2017

1ª Oficina de Satélites Radioamadores


O Grupo de Comunicações Espaciais LABRE/AMSAT-BR, com a colaboração do Radioamador William Schauff, PY2GN, vai promover a primeira oficina de satélites amadores com ênfase em satélites geoestacionários. A oficina ensinará aos participantes alguns dos princípios das tecnologias empregadas e técnicas que poderão ser úteis na montagem de uma estação terrestre para receber sinais dos satélites geoestacionários com transponders operando no serviço de satélite radioamador (que brevemente estarão disponíveis) dentre outros experimentos.

 
A oficina contará com uma palestra de aproximadamente 30 minutos que será ministrada numa sala auditório e uma parte prática, onde os participantes vão poder observar algumas das técnicas expostas. As exposições acontecerão à medida que os participantes forem chegando, organizadas em grupos de aproximadamente 10 pessoas. Haverá uma grande área para socialização, onde todos estarão confortavelmente acomodados.
 
Dentre os assuntos que serão abordados, estão: Espectro eletromagnético; Rádio Definido por Software (SDR); Como funciona um LNBF; Gerador de 10GHz de baixo custo para testes; Como funciona uma antena parabólica tipo offset; Como um satélite é colocado em órbita; Apontamento para o satélite; Recepção dos sinais do satélite; Como funcionará os transponders radioamadores do satélite geoestacionário Es’Hail.
 
Brinde: será oferecida gratuitamente uma antena parabólica offset, de 1,2m de diâmetro, completa, aos participantes que fizerem sua inscrição com antecedência, completarem as atividades propostas “e” que tiverem as condições de transporte adequado próprio (ou através de algum amigo) no dia da oficina.
 
Vamos compartilhar o conhecimento. Além de ser um evento instrutivo, será uma oportunidade para troca de conhecimentos e de fazer mais amigos, além de conhecer parte da região da Cuesta Paulista, com suas montanhas e vales, presente no município de Pardinho.
 
A oficina acontecerá no Centro Max Feffer em Pardinho-SP, no domingo dia 07/05/2017, das 9:00hs às 17:00hs. Estará aberta aos colegas radioamadores, radioescutas e demais pessoas que se interessem por atividades espaciais, radioastronomia, etc. Faça sua inscrição preenchendo o formulário no final da página.

 
 Centro de Cultura Max Feffer
Praça Ademir Rocha da Silva, s/nº
Pardinho – SP – Lat:-23.0786° Long:-48.3802°


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário